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🖋️REVIEW - "Stages Of Self- Destruction" - ILLUSION



[Reseña en español después del vídeo]


Stages of Self‑Destruction é o segundo álbum da banda espanhola Illusion, editado a 23 de maio de 2025, gravado nos AXtudio em Barcelona e masterizado por Tony Lindgren nos Fascination Street Studios, na Suécia (conhecidos por trabalhos com Amon Amarth, Arch Enemy e Kreator, entre outros). A capa é da autoria de Andreas Marschall, artista alemão com um invejável curriculum, do qual fazem parte trabalhos em álbuns clássicos como Agent Orange (Sodom) e Nightfall in Middle‑Earth (Blind Guardian).

Produção e masterização de alto nível e capa criativa e simbólica, já são por si, um bom presságio. Se a isso acrescentarmos a qualidade musical e as letras com significado, temos um álbum intenso, poderoso e provocador de reflexões e atitudes.


Com Stages of Self‑Destruction, Illusion afirma-se como uma referência no metal espanhol, com um álbum que traz a maturidade musical adquirida nos palcos, a intensidade da mensagem de quem tem ideias e ideais próprios e a sofisticação de quem sabe usar a música  de forma  politicamente consciente.


É notável a evolução da banda em relação ao álbum de estreia, apesar de  essa evolução não nos surpreender e ser até, de certa forma esperada, pois  Born in Technology, já revelava uma banda com capacidade de análise política e social, com atitude e forte personalidade, aliadas a uma energética e contagiante sonoridade. 


O primeiro single / videoclip, lançado  foi The Pulse Of The Machine, tema  impactante e desconcertante, que retrata as consequências psicológicas dos bombardeamentos e das guerras  nas  populações civis. A letra da canção centra-se na imparável máquina de guerra que coloca os humanos uns contra os outros e devora pessoas, recursos, dinheiro e até o espírito humano num processo insaciável e interminável de destruição que acabará por extinguir os atributos que nos definem como humanidade. O videoclip foi filmado num bunker da Guerra Civil Espanhola, no Museu de Girona, o cenário mais que perfeito para a magistral abordagem que a banda faz aos desastres da guerra onde até a performance de Uri (vocalista), nos leva para a loucura dos homens, em especial a loucura a que as vítimas são conduzidas, alienando-as de tudo que tinham de humano. 


Illusion, e Stages of Self‑Destruction dão um bofetão de verdade no adormecimento humano a que todos os dias assistimos. A guerra, seja ela qual for, está tão presente no dia a dia dos noticiários, que muitos não conseguem ver para lá do que passa nos écrans. 


Into The Darkest Corners Of Pain é o tema mais calmo do álbum, que pode acalmar os ouvidos da velocidade dos primeiros quatro temas, mas não a alma, pois a dura e obscura realidade mantêm-se.


E se de repente ouvimos um anúncio ao “xplotify premium” e não conseguirmos fazer “ignorar” no écran, é porque a criatividade de Illusion nos prega estas partidas e inclui um anúncio no seu tema White, Men & Christian para logo de seguida nos voltar a surpreender e surgir El Rey Del Vertedero, tema em castelhano que traz atitude punk, sarcasmo e crítica social.


É também em castelhano que o álbum encerra, com Madre, Anoche En Las Trincheras, um tema de letra comovente, emotivo e carregado de memória histórica, nas suas referências à Guerra Civil Espanhola. 


Stages of Self‑Destruction combina a agressividade e velocidade do thrash com a complexidade do progressivo e a rebeldia do punk, criando uma sonoridade directa e viciante.

Letras comprometidas com a defesa da paz e da humanidade, que  abordam de forma crítica temas como violência, poder, opressão e resistência, são já a imagem de marca desta banda de Barcelona, que no seu álbum de estreia tinha incluído uma brilhante versão do  tema  Bella Ciao.


Sob o mote “Luta contra a guerra, não nas guerras”, Illusion convida-nos a reflectir sobre os danos das guerras, a conhecer o passado para não repetir erros no  presente e assim podermos ter um futuro onde é possível ter uma humanidade humanizada. 


Um álbum emocionalmente forte que deve ser ouvido com a profundidade que a realidade exige.






Stages of Self-Destruction es el segundo álbum de la banda española Illusion, lanzado el 23 de mayo de 2025. Grabado en AXtudio de Barcelona y masterizado por Tony Lindgren en Fascination Street Studios de Suecia (conocido por su trabajo con Amon Amarth, Arch Enemy y Kreator, entre otros). La portada es de Andreas Marschall, artista alemán con un currículum envidiable, que incluye trabajos en álbumes clásicos como Agent Orange (Sodom) y Nightfall in Middle-Earth (Blind Guardian).


La alta calidad de la producción y masterización, junto con la creativa y simbólica portada, son un buen augurio. Si a esto le sumamos la calidad musical y las letras conmovedoras, tenemos un álbum intenso, potente y que invita a la reflexión.


Con Stages of Self-Destruction, Illusion se consolida como un referente del metal español, con un álbum que muestra la madurez musical adquirida sobre los escenarios, la intensidad del mensaje de quienes tienen ideas e ideales propios, y la sofisticación de quienes saben usar la música con conciencia política.


La evolución de la banda en comparación con su álbum debut es notable, aunque no sorprende, e incluso es algo esperable, ya que Born in Technology ya reveló una banda con capacidad de análisis político y social, actitud y una fuerte personalidad, combinada con un sonido enérgico y contagioso.


El primer sencillo y videoclip lanzado fue The Pulse of the Machine, un tema impactante y desconcertante que retrata las consecuencias psicológicas de los bombardeos y las guerras en la población civil. La letra de la canción se centra en la imparable máquina de guerra que enfrenta a los humanos entre sí y devora personas, recursos, dinero e incluso el espíritu humano en un proceso de destrucción insaciable e interminable que finalmente extinguirá los atributos que nos definen como humanidad. El videoclip se filmó en un búnker de la Guerra Civil Española en el Museo de Girona, el escenario perfecto para la magistral aproximación de la banda a los desastres bélicos.


Incluso la actuación de Uri (vocalista) nos sumerge en la locura humana, especialmente en la locura a la que se ven arrastradas las víctimas, alejándolas de todo lo humano que las rodea.


Illusion y Stages of Self-Destruction realmente abofetean el entumecimiento humano que presenciamos a diario. La guerra, sea cual sea su forma, está tan presente en las noticias diarias que muchos no pueden ver más allá de lo que aparece en la pantalla.


Into the Darkest Corners of Pain es el tema más tranquilo del álbum, que apacigua los oídos de la velocidad de los primeros cuatro temas, pero no el alma, ya que la cruda y oscura realidad permanece.


Y si de repente escuchamos un anuncio de "xplotify premium" y no podemos ignorarlo en la pantalla, es porque la creatividad de Illusion nos juega una broma, incluyendo un anuncio en su tema White, Men & Christian, para luego sorprendernos de nuevo con El Rey Del Vertedero, un tema en español que presume de actitud punk, sarcasmo y crítica social.


El álbum también cierra en español con Madre, Anoche En Las Trincheras, un tema con una letra emotiva y llena de memoria histórica, con referencias a la Guerra Civil Española.


Stages of Self-Destruction combina la agresividad y la velocidad del thrash con la complejidad del progresivo y la rebeldía del punk, creando un sonido directo y adictivo.


Las letras comprometidas con la defensa de la paz y la humanidad, que abordan críticamente temas como la violencia, el poder, la opresión y la resistencia, son ya el sello distintivo de esta banda barcelonesa, que incluyó una brillante versión de Bella Ciao en su álbum debut.


Bajo el lema «Luchar contra la guerra, no en las guerras», Illusion nos invita a reflexionar sobre el daño causado por la guerra, a aprender del pasado para no repetir errores en el presente y, así, a construir un futuro donde sea posible una humanidad más humanizada.


Un álbum emocionalmente potente que debe escucharse con la profundidad que exige la realidad.


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